top of page

Orientação profissional/vocacional.

Você já escutou essa frase em algum momento da sua vida? O que você vai ser quando crescer? Jogador de futebol médico, bombeiros, policial professor... várias profissões são ditas com entusiasmo e muitas vezes várias profissões ao mesmo tempo também são propostas.

Já deu para perceber que desde crianças somos estimulados a pensarmos sobre que profissão teremos em nossas vidas. Por isso muitas vezes sentimentos de angustia, ansiedade e medo tomam conta quando pensamos sobre isso. Mas calma, existe algo que pode ajudar sobre esse assunto:

Você já ouviu falar sobre orientação profissional?

Existem muitas dúvidas e mitos em torno desse tema.

Primeiramente é importante dizer que o profissional que trabalha com orientação profissional não irá dizer a você o que você vai ser, fazer ou ainda no que você deve se formar ou não fazer como em um passo de mágica. Dificuldade

Então para que serve a orientação profissional?

A orientação profissional é um processo em que o orientador busca acolher as dificuldades e demandas do indivíduo com relação a decisão profissional e o auxiliando de forma adequada para que se realize uma opção ocupacional adequada. Esse processo busca auxiliar a pessoa em um autoconhecimento e um desenvolvimento de seus interesses domínios e aptidões.

E porque é importante buscar uma orientação profissional?

Em geral, a demanda de escolha de uma profissão fica mais evidente na adolescência, no período do Ensino Médio. E é justamente nessa fase de desenvolvimento que o indivíduo está passando por um processo de transformações tanto físicas quanto as de ordem emocionais e sociais. Ao se tratar da escolha profissional esse adolescente se vê em vários conflitos, dúvidas, medos e ansiedade com relação ao seu futuro. Além de lidar com as expectativas e cobranças que são colocadas pela família, sociedade e amigos.

Portanto a orientação profissional tem a proposta de auxiliar a lidar melhor com esses sentimentos, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre a escolha da profissão. A orientação deve observar o contexto do indivíduo bem como as informações sobre as profissões, cursos, mercado, oportunidades e ainda nas influencias significantes da pessoa, principalmente da família.

A escolha de uma profissão é um processo complexo pois de uma certa forma ela influencia toda nossa vida. Por isso é tão comum termos dúvidas e todos esses sentimentos incômodos quando pensamos sobre esse tema.

Embora o público mais trabalhado seja com os adolescentes e jovens não significa que os adultos também não possam buscar essa orientação. As mudanças na sociedade e a dinâmica no mercado também está diferente. Sendo assim está cada vez mais comum adultos também buscarem auxílio sobre esse tema e você? Também sofre quando pensa sobre isso? Procure a ajuda de um profissional para que você não passe sozinho por esse processo.


Referências:

NEPOMUCENO, Ricardo Ferreira; WITTER, Geraldina Porto. Influência da família na decisão profissional: opinião de adolescentes. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 14, n. 1, p. 15-22, June 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100002&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Dec. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100002.

SALLES, Leila Maria Ferreira. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 22, n. 1, p. 33-41, Mar. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2005000100005&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Dec. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100005.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page