top of page

Laudo Psicológico para Cirurgia Bariátrica

Avaliação Psicológica para realização de Cirurgia Bariátrica.

A Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica busca obter informações do estado emocional, cognitivo bem como na investigação de possíveis transtornos do paciente que possam trazer impedimentos e dificuldades principalmente no pós cirúrgico do processo de cirurgia bariátrica. Sendo assim, ela é um instrumento obrigatório dentro desse processo.

Porque é fundamental fazer acompanhamento multiprofissional após a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica apresenta resultado bastante satisfatório, principalmente no quesito da qualidade de vida a pessoa com obesidade mórbida, mas ela também pode trazer algumas complicações no período pós-operatório. Entre elas podemos citar a intolerância a alguns alimentos, vômitos persistentes e deficiência de nutrientes, bem como o reganho de peso.


Porque é importante fazer acompanhamento psicoterápico?


O acompanhamento psicológico ele deve ser feito desde o início do processo. É necessário esclarecer que o processo de avaliação para o laudo da Cirurgia Bariátrica não consiste no processo psicoterapêutico em si. A avaliação irá buscar responder a demanda médica sobre as condições psicológicas do paciente, avaliando os aspectos cognitivos e investigações de transtornos. Já no pós cirúrgico é necessário que o acompanhamento seja psicoterapêutico. Ajudando o paciente a lidar com as demandas emocionais que possam surgir. A cirurgia pode criar a falsa percepção de cura da obesidade, podendo ocasionar desenvolvimento de transtornos devido as expectativas do paciente versus a realidade. A mudança de comportamento, hábitos e como lidar com as frustrações são algumas demandas a serem trabalhadas nesse espaço.


Recomendações para o pós cirúrgico:


· Acompanhamento multiprofissional com nutricionista, médico, psicólogo e educador físico;

· Compromissos com atividades físicas regulares;

· Rede de apoio (amigos e familiares devem ajudar a buscar fornecer um ambiente que estimule a volta de hábitos de má alimentação);

· Grupos terapêuticos de apoio psicológico.

Essas são algumas dicas para amenizar as dificuldades que possam surgir durante o processo após a cirurgia.

Entre em contato e agende a sua avaliação psicológica para o processo de Cirurgia Bariátrica





Bibliografia:


Birck, M.D.; Martins, M.P.; Viana, T.C.; Araujo, T.C.C.F. Grupo de apoio psicológico pós cirurgia bariátrica: relato de experiência. Boletim Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, Brasil - V. 38, nº95, p.202 – 208. 2018.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page