top of page

Dicas de quarentena

Não está sendo nada fácil esses dias de quarentena. Afinal uma mudança brusca na vida das pessoas trás muitos problemas. Grande parte está em lidar e aceitar que é normal ficarmos ansiosos, nervosos e agitados com o confinamento. Muitos podem ainda ficarem tristes e desesperançosos. Mas o objetivo aqui é dizer que esse turbilhão de sentimentos é compreensivo. Após esse momento de aceitação desses sentimentos podemos pensar em o que fazer com eles e como podemos nos reconfigurar diante dessas mudanças.


  • Primeiramente, devemos ambientarmos na nossa realidade - isso envolve situação econômica, dinâmica familiar, filhos, companheiro(a), trabalho e saúde.


  • Após essa análise podemos começar um planejamento. Por mais que seja difícil é necessário ter um mínimo de rotina. No início vai ser difícil e não se frustre com as falhas porque elas vão acontecer- é natural.


  • Envolva todos os integrantes familiares nas práticas das atividades (não se sobrecarregue) como por exemplo - cada filho pode ter a responsabilidade de criar uma atividade no plano que foi criado - seja uma brincadeira, contar uma história, assistir um filme - respeitando a idade de cada um e sempre elogiando as proposta é a ferramenta de sucesso nessa dica.


  • O mais importante acredito que seja sempre observamos a nossa realidade- não devemos nos basear na rotina do vizinho ou de famosos ou das Redes Sociais. Isso evita criarmos expectativas grandes e não darmos conta de cumpri-las.

  • Observe o espaço da sua casa, o que pode ser feito, crie um horário de estudo dos filhos com intervalos de descanso e descontração. Separe seu tempo de trabalho e "nomeie" um responsável pela casa nesse período.


  • É necessário cuidar da saúde mental, faça atividades de alongamento em conjunto dos familiares, converse com amigos pelas Redes Sociais, descubra novas atividades como: Pintar, Colar, Escrever, Desenhar, Costurar entre outros, sempre atentando pra sua realidade - se a grana ta curta, crie atividades principalmente com as crianças em que não se tenha muitos gastos, como fazer brinquedos de material reciclado, contar histórias, brincar de acampar no quarto, fazer barracas usando lençóis e cobertores, assistir filmes entre outros. E se recursos financeiros não for seu problema não se esqueça que é necessário um cuidado em que as crianças ficam em jogos, internet e todas as tecnologias virtuais - é necessário controlar o tempo de exposição e estabelecer a rotina de estudos, lazer e outras atividades que não seja as virtuais.


Aos poucos vamos nos adaptando a essas mudanças e acreditando que vai passar.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page